sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

IRENE COIMBRA



NÃO OS AFUGENTEM DE MIM...

Deixem-me sozinha
Com meus pensamentos.
Por favor, não os afugentem de mim.

Deixem que falem comigo.
Preciso ouvi-los...
Não os afugentem de mim...

Se eles se afastarem agora,
Tão cedo não virão novamente.
Não os afugentem de mim...

Sinto que estão inquietos,
E querem falar comigo.
Este é o momento ideal!

Deixem-me aqui sozinha com eles, por favor.
Não os afugentem de mim...


ESSA TRISTEZA HÁ DE PASSAR...

Essa tristeza
Que chegou de repente
Tal qual uma enchente
Há de passar também.
E mesmo que arraste
Meus sonhos com ela,
Hei de encontrá-los,
Ainda que despedaçados,
Em qualquer lugar jogados
E trazê-los de volta a mim.


ENFADO...

Estou cansada
De tanta teoria
Que fala sobre a poesia.

Decidi não ler mais nada
Que ensine a escrever.

Vou deixar minha mão solta
Sobre o teclado
E mesmo que escreva errado
Não a punirei.

Afinal, por que tanta poesia
Se não vive dela a Poesia?


AUSÊNCIA DA POESIA

Eu que vivia
Em constante ebulição,
De repente me vejo
Em completa inanição.

Começo a me questionar
O que foi que aconteceu,
Pra deixar-me assim apática
De todo sonho meu.

De repente eu percebo
Que esta minha apatia,
Tem como única razão
A ausência de poesia.


POEMA FRIO

Um poema
Frio
Vazio
Foi aquele
Que
Não fiz.


O BAILADO DAS FOLHAS

Chuvas de folhas
Caem sempre à mesma hora,
E bailando alegremente
Pelos ares vão embora

E eu sentada aqui
Sempre a observar,
Este bailado das folhas
Não canso de admirar.

Essa árvore frondosa
De sombra tão abrangente,
Todo dia à tardezinha,
Dá esse show pra muita gente.

E eu na primeira fila
Sou a primeira a aplaudir
Esse bailado das folhas
Da árvore sempre a cair.


Natural de Patrocínio Paulista, a professora, poeta, contista, cronista, produtora e apresentadora Irene Coimbra ainda é editora da revista Ponto e Vírgula, além de apresentar o programa de mesmo nome na TVRP, de Ribeirão Preto (SP). Casada com Paulo Cláudio, é mãe de Fernando e Aline e avó do pequeno Raul. Membro da Academia Ribeirãopretana de Educação, é autora dos livros Pedaços de um Diário, Dr Hanamaikai e Outros Contos, Simplesmente Poemas, Meu Diário Meia Sete e Denúncias Poéticas, Contos e Crônicas. Os textos acima fazem parte dos livros Entre Poemas e Poemas de Irene.





Sem comentários:

Enviar um comentário